Araliaceae

Didymopanax acuminatus Marchal

Como citar:

Eduardo Amorim; Eduardo Fernandez. 2023. Didymopanax acuminatus (Araliaceae). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

LC

EOO:

3.198,577 Km2

AOO:

28,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

Espécie endêmica do Brasil (Fiaschi e Nery, 2022), com distribuição: no estado do Rio de Janeiro — nos municípios Niterói, Nova Friburgo, Rio de Janeiro e Santa Maria Madalena.

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2023
Avaliador: Eduardo Amorim
Revisor: Eduardo Fernandez
Categoria: LC
Justificativa:

A espécie é descrita como uma árvore, endêmica da Mata Atlântica brasileira, ocorrendo em florestas ombrófilas. Apesar dos valores de extensão de ocorrência e área de ocupação permitirem uma atribuição de uma categoria de ameaça, não foram atestados declínios populacionais e de qualidade de habitat. Adicionalmente, praticamente todos os indivíduos são reportados dentro de áreas protegidas. Assim, a espécie foi avaliada como Menos preocupante (LC). Recomendam-se pesquisas por estimativas populacionais e ações de conservação ex situ.

Possivelmente extinta? Não
Razão para reavaliação? Other
Justificativa para reavaliação:

Transcorridos cinco anos após a última avaliação da espécie.

Houve mudança de categoria: Sim

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Descrita em: Bull. Soc. Roy. Bot. Belgique 28: 52, 1889.

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido
Detalhes: Não é conhecido valor econômico da espécie.

População:

Flutuação extrema: Desconhecido
Detalhes: Não existem dados populacionais.

Ecologia:

Substrato: terrestrial
Forma de vida: tree
Biomas: Mata Atlântica
Vegetação: Floresta Ombrófila (Floresta Pluvial)
Habitats: 1.6 Subtropical/Tropical Moist Lowland Forest, 1.9 Subtropical/Tropical Moist Montane Forest
Detalhes: Árvore de até 12 m de altura. Ocorre nos seguintes domínios e vegetações: Mata Atlântica em Floresta Ombrófila (Floresta Pluvial) (Fiaschi e Nery, 2022).
Referências:
  1. Fiaschi, P., Nery, E.K., 2022. Araliaceae. Flora e Funga do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. URL https://floradobrasil.jbrj.gov.br/FB43241 (acesso em 16 de novembro de 2022)

Ações de conservação (2):

Ação Situação
5.1.2 National level on going
A espécie ocorre no território de abrangência do Plano de Ação Nacional para a conservação da flora endêmica ameaçada de extinção do estado do Rio de Janeiro (Pougy et al., 2018).
Referências:
  1. Pougy, N., Martins, E., Verdi, M., Fernandez, E., Loyola, R., Silveira-Filho, T.B., Martinelli, G. (Orgs.), 2018. Plano de Ação Nacional para a conservação da flora endêmica ameaçada de extinção do estado do Rio de Janeiro. Secretaria de Estado do Ambiente-SEA: Andrea Jakobsson Estúdio, Rio de Janeiro. 80 p.
Ação Situação
1.1 Site/area protection on going
A espécie foi registrada nas seguintes Unidades de Conservação: Área de Proteção Ambiental da Pedra Branca, Área de Proteção Ambiental de Macaé de Cima, Parque Estadual da Serra da Tiririca e Parque Estadual do Desengano.

Ações de conservação (1):

Uso Proveniência Recurso
17. Unknown
Não existem dados sobre usos efetivos ou potenciais.